terça-feira, 29 de setembro de 2009

Fordismo Poético

Rio de Janeiro, vinte e nove de Setembro de 2009.

Sobre as escolhas
Ou Cinco anos-luz

Deve ser o Enem chegando, mas eu me peguei pensando sobre a escolha de carreira: Acontece que somos muito precoces hoje em dia. Lembrei do conto “Teoria do Medalhão”, do Machado de Assis, onde o personagem do pai dizia que a vida profissional – ele se refere também à escolha da profissão – começa aos vinte e poucos anos de idade.

Nesse conto o autor ainda cita duas personalidades, dentre elas Napoleão Bonaparte, reforçando a idéia de que estas ainda não estavam totalmente aptas antes dos tais vinte e poucos anos, ainda que fossem precoces. Pensando que fossem vinte e dois – Se a maioria dos estudantes que cursam o terceiro ano do ensino médio têm dezessete anos – seriam cinco anos de diferença. Muitos pensarão que “Cinco anos são nada, não!”. Eu discordo. Em cinco anos, diriam os senhores de biomédicas, vários espécimes animais nascem e morrem – inclusive o ser humano, por motivos desumanos. Em cinco anos, diriam os senhores de humanas, o Brasil subiria no ranking mundial de riqueza e desenvolvimento – se a renda fosse bem distribuída. Em cinco anos, diriam os senhores de tecnológicas, a luz viajaria quarenta e sete teraquilômetros – no vácuo, aproximadamente. Cada uma das grandes áreas teria seus argumentos para justificar a imensidão de cinco anos.

O fato é que nós somos forçados a escolher muito cedo a nossa profissão. Muitos erram, eu espero ter feito a escolha certa. O positivo é que somos jovens, e a juventude perdoa os erros que cometemos com o tempo que temos para corrigí-los. As coisas poderiam ser mais fáceis se tivéssemos aconselhamento profissional durante os anos de escola, em vez de cair de pára-quedas nesse mundo louco que é o vestibular. Ou isso, ou aprendemos a amadurecer mais rápido – e cada vez mais rápido – já que o capitalismo corre mais de quarenta e sete teraquilômetros em cinco anos.

Falando em áreas e suas visões, eu lembrei de uma poesia que eu escrevi sobre o etanol, depois de fazer pós doutorado em etanol e efeito estufa com as aulas do projeto do Prado. Prado que vai ter de me desculpar, eu compreendi o que ele me disse sobre a minha poesia, mas não tenho vontade de modificá-la.

O ETANOL

Diz o humano:

O etanol
É importante para o Brasil
Porque temos uma extensa área cultivável
e todos querem uma energia menos poluente
por isso, o lucro seria inevitável

Diz o tecnológico:

O etanol
é um composto orgânico
da família dos álcoois
que queima produzindo água
e gás carbônico

Diz o biomédico

O etanol
quando você bebe
relaxa as ligações sinápticas
relaxa o cerebelo
e por isso você não anda mais em linha reta

3 comentários:

Amigo Índio disse...

BIOMÉDICO EH ISSO AI

Vlw CRICRI um abraço do Amigo Índio

Bárbara disse...

Adorei totalmente!
(e o nome do seu blog também)

Dafne Sartorio disse...

É por isso que eu digo: o etanol pode ser MUITO BOM rs